segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Stekel - Sacred Voices: Vozes sagradas da espiritualidade universal em estilo inovador

Equipe CosmoSom – http://cosmosom.blogspot.com




Acaba de sair em Cd e mp3 “Sacred Voices”, o novo álbum do músico eletrônico gaúcho Stekel, trazendo 16 cantos e mantras sagrados universais com roupagem new age, múltiplas vozes em ambiência lembrando o canto gregoriano e instrumental ousado com toques orientais.

A criatividade e variedade sonora é uma das marcas de Stekel desde seu primeiro álbum, “Qadosh”, lançado em 2008. Tocando a maior parte de seu instrumental e arranjos diretamente e depois mixando tudo, ao invés de programar tudo por computador, como fazem muitos músicos eletrônicos, Stekel leva a sério a ideia de “canalizar” suas melodias de modo espontâneo. A música que Stekel toca é a música que ele sente, e ela é mantida assim, inalterada, como veio da fonte da alma, desde a primeira performance, até a finalização de seus álbuns.

Sacred Voices é o sexto álbum de Stekel e o seu primeiro trabalho totalmente vocal. Entre as 16 faixas estão cantos sagrados, invocações e mantras de várias tradições religiosas, como cristianismo, judaísmo, budismo, hinduísmo, espiritismo, paganismo e até umbanda.

Destaque para as músicas: “Abbun (Pai Nosso aramaico)”, cantada em estilo árabe com pronúncia siríaca do aramaico; “Prece de Cáritas”, conhecida prece espírita apresentada pela primeira vez em versão cantada e não apenas recitada; os três movimentos dos “Carmina Fortunalia”, antigas invocações pagãs à Deusa da Fortuna legadas por Ovídio em sua obra incompleta “Fortunalia”. Stekel contou com a participação especial de Hellen Oliveira (de “Amor-Alma”, álbum “Qadosh”) em duas músicas: “Ave Maria (versão latina)” e “Oxum na Cachoeira”.

“Os fãs, amigos e admiradores da música que sintonizo foram muito importantes na hora de escolher as músicas que fariam parte deste álbum”, revela Stekel. “Eu tinha uma lista de cerca de trinta músicas, e as pessoas foram manifestando sua opinião sobre o que provavelmente ficaria mais interessante para Sacred Voices”, completa.

Segundo Stekel, sua técnica de “canalizar” as melodias continuou sendo usada neste álbum: “As letras das músicas são conhecidas; são orações em várias línguas, nove ao todo, mas todas utilizadas em suas respectivas tradições. Então, o que foi canalizado ou sintonizado foi a melodia que encaixasse adequadamente nestas peças universais de expressão espiritual humana de todos os tempos. Há músicas de tradições bem recentes, como o espiritismo e a umbanda, e outras de tradições perdidas, como o paganismo romano arcaico. Quem ouve, em geral se agrada do resultado.”

O valor da expressão espiritual diversa: Um álbum como “Sacred Voices” chama a atenção não só pela elaboração vocal e sua sonoridade um tanto oriental mesclada com noções ocidentais, mas pela variedade de tradições contempladas em sua tracklist. Há espaço para o cristianismo católico e o ortodoxo, para o judaísmo e a cabala, para o espiritismo e a espiritualidade “brasílica” da umbanda. Enfim, um álbum de viés nitidamente universalista.

Aliando arte e tecnologia: O trabalho musical de Stekel, marcado pela constante inovação, flutua entre dois mundos, o da arte e o da tecnologia. Ambos têm como prumo a espiritualidade universalista defendida pelo artista. Stekel usa teclados, programação em MIDI, sequenciamentos e stretchings, entre outras técnicas de música eletrônica, mas nunca esquece que o que faz é arte. Para Stekel, “a música que faço deve ter duas características importantes: ser fonte de inspiração espiritual universal e ter um caráter de entretenimento. O primeiro aspecto tem a ver com a função original da música nas sociedades antigas – a expressão do sagrado pelo som; o segundo aspecto é a função moderna da música, definitivamente fixada. Proponho, agora, aliar as duas coisas, para agradar aos ouvidos e à alma de todos.”

Quem quiser ouvir trechos das 16 faixas de Sacred Voices, basta acessar os links abaixo (é possível só ouvir ou mesmo baixar os arquivos gratuitamente):

Sacred Voices – trechos 01 a 08


http://www.4shared.com/account/audio/54dtDZRX/Sacred_Voices_-_trechos_01_a_0.html

Sacred Voices – trechos 09 a 16


http://www.4shared.com/account/audio/xPC9Nvgu/Sacred_Voices_-_trechos_09_a_1.html

Stekel ainda disponibilizou para download gratuito uma das 16 músicas de Sacred Voices, “Abbun (Pai Nosso aramaico)”, que pode ser conferida no link:


http://www.4shared.com/account/audio/uB1ePpO0/072_-_Abbun.html





Stekel

Agendamento de apresentações e palestras musicais:
(51) 9217-5164 ou pelo email pstekel@gmail.com

Blog oficial:
http://stekelmusic.blogspot.com

Canal no Youtube:
http://www.youtube.com/paulostekel

Myspace:
http://www.myspace.com/stekelmusic

Nenhum comentário:

Postar um comentário