Equipe CosmoSom – http://cosmosom.blogspot.com

Acaba de sair em Cd e mp3
“Sacred Voices”, o novo álbum do músico eletrônico gaúcho
Stekel, trazendo 16 cantos e mantras sagrados universais com roupagem
new age, múltiplas vozes em ambiência lembrando o canto gregoriano e instrumental ousado com toques orientais.
A criatividade e variedade sonora é uma das marcas de
Stekel desde seu primeiro álbum,
“Qadosh”, lançado em 2008. Tocando a maior parte de seu instrumental e arranjos diretamente e depois mixando tudo, ao invés de programar tudo por computador, como fazem muitos músicos eletrônicos,
Stekel leva a sério a ideia de “canalizar” suas melodias de modo espontâneo. A música que
Stekel toca é a música que ele sente, e ela é mantida assim, inalterada, como veio da fonte da alma, desde a primeira performance, até a finalização de seus álbuns.
Sacred Voices é o sexto álbum de
Stekel e o seu primeiro trabalho totalmente vocal. Entre as 16 faixas estão cantos sagrados, invocações e mantras de várias tradições religiosas, como cristianismo, judaísmo, budismo, hinduísmo, espiritismo, paganismo e até umbanda.
Destaque para as músicas:
“Abbun (Pai Nosso aramaico)”, cantada em estilo árabe com pronúncia siríaca do aramaico;
“Prece de Cáritas”, conhecida prece espírita apresentada pela primeira vez em versão cantada e não apenas recitada; os três movimentos dos
“Carmina Fortunalia”, antigas invocações pagãs à Deusa da Fortuna legadas por Ovídio em sua obra incompleta “Fortunalia”.
Stekel contou com a participação especial de
Hellen Oliveira (de “Amor-Alma”, álbum “Qadosh”) em duas músicas:
“Ave Maria (versão latina)” e
“Oxum na Cachoeira”.
“Os fãs, amigos e admiradores da música que sintonizo foram muito importantes na hora de escolher as músicas que fariam parte deste álbum”, revela Stekel.
“Eu tinha uma lista de cerca de trinta músicas, e as pessoas foram manifestando sua opinião sobre o que provavelmente ficaria mais interessante para Sacred Voices”, completa.
Segundo
Stekel, sua técnica de “canalizar” as melodias continuou sendo usada neste álbum:
“As letras das músicas são conhecidas; são orações em várias línguas, nove ao todo, mas todas utilizadas em suas respectivas tradições. Então, o que foi canalizado ou sintonizado foi a melodia que encaixasse adequadamente nestas peças universais de expressão espiritual humana de todos os tempos. Há músicas de tradições bem recentes, como o espiritismo e a umbanda, e outras de tradições perdidas, como o paganismo romano arcaico. Quem ouve, em geral se agrada do resultado.”O valor da expressão espiritual diversa: Um álbum como
“Sacred Voices” chama a atenção não só pela elaboração vocal e sua sonoridade um tanto oriental mesclada com noções ocidentais, mas pela variedade de tradições contempladas em sua
tracklist. Há espaço para o cristianismo católico e o ortodoxo, para o judaísmo e a cabala, para o espiritismo e a espiritualidade “brasílica” da umbanda. Enfim, um álbum de viés nitidamente universalista.
Aliando arte e tecnologia: O trabalho musical de
Stekel, marcado pela constante inovação, flutua entre dois mundos, o da arte e o da tecnologia. Ambos têm como prumo a espiritualidade universalista defendida pelo artista.
Stekel usa teclados, programação em MIDI, sequenciamentos e
stretchings, entre outras técnicas de música eletrônica, mas nunca esquece que o que faz é arte. Para Stekel,
“a música que faço deve ter duas características importantes: ser fonte de inspiração espiritual universal e ter um caráter de entretenimento. O primeiro aspecto tem a ver com a função original da música nas sociedades antigas – a expressão do sagrado pelo som; o segundo aspecto é a função moderna da música, definitivamente fixada. Proponho, agora, aliar as duas coisas, para agradar aos ouvidos e à alma de todos.”Quem quiser ouvir trechos das 16 faixas de Sacred Voices, basta acessar os links abaixo (é possível só ouvir ou mesmo baixar os arquivos gratuitamente):
Sacred Voices – trechos 01 a 08http://www.4shared.com/account/audio/54dtDZRX/Sacred_Voices_-_trechos_01_a_0.htmlSacred Voices – trechos 09 a 16http://www.4shared.com/account/audio/xPC9Nvgu/Sacred_Voices_-_trechos_09_a_1.htmlStekel ainda disponibilizou para download gratuito uma das 16 músicas de Sacred Voices,
“Abbun (Pai Nosso aramaico)”, que pode ser conferida no link:
http://www.4shared.com/account/audio/uB1ePpO0/072_-_Abbun.htmlStekel
Agendamento de apresentações e palestras musicais:
(51) 9217-5164 ou pelo email pstekel@gmail.com
Blog oficial:
http://stekelmusic.blogspot.com
Canal no Youtube:
http://www.youtube.com/paulostekel
Myspace:
http://www.myspace.com/stekelmusic